A especialista em salvaguardas ambientais e sociais do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Júlia Lacal Bereslawski reuniu-se esta segunda-feira, com a equipa da autarquia, para ouvir a sua opinião quanto à implementação do Projeto Cabeólica Fase II.
O projecto prevê a instalação de um sistema de armazenamento de energias em baterias (BESS) de 6 MVA/6 MWh situado em parcela junto a Central da AEB em Chaves, numa área de 1000m2, para permitir maior penetração de energias renováveis na ilha e impulsionar a transição energética no país.
Sublinha-se que o parque eólico da Boa Vista começou a injetar energia na rede em março de 2012 e foi inaugurado a 20 de abril do mesmo ano.
A segunda fase do projeto da Cabeólica II é a necessidade aproveitar mais e melhor o potencial do parque eólico, por meio de sistemas de baterias para acumalar o excesso de energia renovável em alguns períodos e colmatar as flutuações na rede de energia, e que de acordo com a necessidade da demanda esta energia será injetada na rede.
O Projeto Eólico da Cabeólica compreende quatro pequenos parques eólicos distribuídos em quatro das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, São Vicente, Sal, Santiago e Boa Vista.